O aumento do nível do mar em cerca de dois metros seria catastrófico numa cidade como o Recife. Pois essa é uma das situações descritas no novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês), que reúne cientistas do mundo inteiro. O estudo quantificou a influência humana no aquecimento global.
Sabemos que o negacionismo científico já matou milhares de pessoas durante a pandemia de covid-19. E essa mesma matriz de pensamento ignora as mudanças do clima. Mas ao contrário de Bolsonaro, vários governos estaduais têm compromisso com a pauta ambiental, incluindo Pernambuco!
Em novembro, durante a próxima COP 26 (Cúpula da ONU sobre o Clima), nosso governador Paulo Câmara apresentará a primeira versão do plano Pernambuco Carbono Neutro, que busca atingir a neutralidade das emissões de carbono até 2050, fruto de uma parceria com a União Europeia.
Através do diálogo com a sociedade, e com ações e compromissos concretos das empresas e governos, vamos buscar o desenvolvimento realmente sustentável, com geração de empregos verdes. E melhorar a qualidade de vida das pessoas, cuidando também da natureza.