Numa importante iniciativa do deputado Felipe Carreras, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro Joaquim Leite para explicar a exploração de petróleo na Bacia de Potiguar, próximo a Fernando de Noronha e ao Atol das Rocas, e que foi alvo de um leilão em agosto.
Eu participei da audiência pública no Congresso sobre o mesmo assunto em junho, em que o ex-ministro Ricardo Salles foi convidado e não compareceu. Foi uma falta de respeito, não só pelo não comparecimento, mas pelo total descompromisso do Ministério do Meio Ambiente, pois sua responsabilidade era fazer os estudos para áreas sensíveis à exploração de petróleo, tal como Fernando de Noronha. Mas, como de praxe, o MMA dirigido por Bolsonaro se omitiu da sua responsabilidade.
Felizmente, devido à pressão da sociedade e do Governo de Pernambuco, que entrou com uma liminar contra a realização do leilão de petróleo, nenhuma empresa petroleira topou embarcar nessa barca furada. Mas precisamos ficar atentos contra as ameaças a Fernando de Noronha, um Patrimônio Natural Mundial, e a toda a cadeia de montanhas submersas que são importantes ambientes de reprodução de espécies do Oceano Atlântico!
Também falei sobre o assunto para o Portal Vermelho, confira: https://bit.ly/convocacaojoaquimleite