Pernambuco fortalece as mulheres agricultoras, com inclusão social e formação! Aprovamos na última reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema) o novo Edital Fema 03/2021, que financiará com 750 mil reais os projetos de mulheres produtoras, coletoras e guardiãs de sementes nativas da Caatinga e Mata Atlântica, para garantir a biodiversidade dos agroecossistemas e florestas.
Esta é mais uma ação do programa Refloresta Pernambuco. Nós lançamos três editais este ano, com recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), somando recursos no valor de 5 milhões de reais para projetos de sistemas agroflorestais de reflorestamento de nascentes, e na constituição de viveiros de mudas pelos municípios.
Quero destacar a importância deste edital específico, que atende as mulheres que são, em sua maioria, chefes de família, produtoras rurais. Com elas à frente dos sistemas agroflorestais, do reflorestamento com árvores nativas, e da produção de alimentos saudáveis, garantimos a inclusão social delas, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento sustentável. E para ser sustentável, temos que proteger o meio ambiente, gerando mais e melhores empregos.
Lembrando que a questão de gênero foi um dos principais temas debatidos na COP26 de Glasgow, com o dia 9 de novembro dedicado aos debates sobre o tema. No programa oficial da Conferência do Clima, divulgado pelo governo do Reino Unido, o objetivo foi abordar “as formas pelas quais mulheres, meninas e pessoas marginalizadas são desproporcionalmente afetadas pelas mudanças climáticas, mas também a importância da liderança e da participação desses grupos no desenvolvimento de soluções”. De acordo com um relatório do Women in Finance Climate Action Group, cerca de 80% das pessoas deslocadas pelas mudanças climáticas são mulheres.
A gestão do governador Paulo Câmara e da vice-governadora Luciana Santos se soma ao esforço internacional para enfrentar a emergência climática, com a inclusão efetiva das mulheres do nosso estado na realização dos projetos!
Os detalhes do Edital Fema 03/2021 deverão ser divulgados até 10 de dezembro. Além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, estão envolvidas nesta iniciativa a Secretaria Estadual da Mulher e a Comissão Permanente das Mulheres Rurais de Pernambuco (CPMR/PE).